Moradores temem desmoronamento de prédio em Valinhos
terça-feira, 13 de março de 2012O estado de conservação de um edifício de quatro andares localizado na Rua José Bonifácio, no bairro Vila Coqueiro, em guia Valinhos, interior de São Paulo, está tirando o sono de moradores vizinhos ao local. A dona de casa Deise Pagnota Roncatto, de 50 anos, relatou ao Vc no G1, que teme pelo desmoronamento do prédio. “Desde que foi construído, há uns 18 anos, sempre esteve abandonado”, afirma. O prédio está localizado a poucos metros das secretarias de Serviços Urbanos e de Obras Públicas.
O G1 visitou o local na quinta-feira (8) e deparou-se com um portão aberto, lixo acumulado, um jardim com mato alto e bitucas de cigarro, além de toras de eucalipto empilhadas que, segundo Deise, haviam sido colocados anteriormente para ajudar na sustentação do edifício.
“A construção é irregular, tenho medo que o prédio caia sobre a nossa casa ou de algum vizinho”, diz indignada ao mostrar que um pedaço de madeira havia sido jogado sobre o muro da residência dela. A dona de casa afirma que atualmente cerca de 15 pessoas residem no local.
O filho de Deise, Fabio Roncatto, disse que o prédio já chegou a ser evacuado no fim de 2010 pela Defesa Civil, após moradores “ouvirem estalos” na estrutura. “O problema é que liberaram a volta dos moradores 20 dias depois e não há fiscalização”.
Na garagem, os pilares de sustentação do edifício apresentam fissuras e a exposição da armadura de ferro interna. Além disso, pedaços de madeira empilhados, borrachas, a cabeceira de uma cama e um par de sapatos completam o ambiente externo. “Não sei como os moradores se sujeitam a isso, pois pagam aluguel”, questiona Deise ao mostrar que as paredes do edifício apresentam marcas e pintura deteriorada.
Proprietária da primeira casa construída na rua, a aposentada Neide Boone, de 71 anos, teme pela segurança. “Acho que a gente corre perigo. Não há segurança e um morador já pulou o meu muro”, afirma.
O G1 tentou conversar com os moradores de todos os apartamentos, mas ninguém atendeu para comentar a situação do prédio. No corredor que dá acesso aos apartamentos, a sujeira pelo chão e fios de energia expostos indicam a ausência de manutenção.
O que será feito
Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Valinhos, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Kiko Ferreira, afirma que o proprietário foi notificado na sexta-feira (9) para responder sobre possíveis avarias estruturais no imóvel. “O prédio deverá passar por reformas a partir do final deste mês”, informa a nota.
Entre os anos de 2010 e 2011, houve troca de proprietários do edifício. O G1 voltou a contatar a assessoria para saber o motivo da troca, a data de fundação do edifício, o engenheiro responsável pela obra, o risco para os moradores e a periodicidade na fiscalização, já que os moradores alegam ter feito solicitações junto à prefeitura. Em resposta enviada nesta segunda (12) a secretaria afirmou que “o proprietário tem até dez dias para apresentar laudo técnico sobre a estabilidade do imóvel. Parte do prédio está, inclusive, isolada por tapumes para reforma”.
Avaliação
O engenheiro e diretor geral do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Sérgio Saran, observou fotos do edifício enviadas pelo G1 e ressaltou a ausência de manutenção. “Somente uma análise mais detalhada poderá confirmar se há risco iminente. Mas não há [manutenção] preventiva e corretiva, com certeza.”
Na lista elaborada pelo engenheiro, os cuidados devem priorizar a fiação elétrica “exposta e com gambiarras”, “a verificação urgente dos pilares” e “a necessidade de impermeabilização e pintura”. “O estado geral é de abandono e lixo espalhado”, lamenta.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Valinhos:
- Valinhos prepara Audiência Pública para discutir novo condomínio
- APAE de Valinhos lança seu maior evento: VII edição do Porco Turbinado
- COMEN lança Campanha de Prevenção com apoio da Prefeitura de Valinhos
- Valinhos herda dívida de R$ 48 milhões da gestão anterior
- Páscoa Animada é atração no Shopping Valinhos