Crise europeia afeta exportações de figo de Valinhos, interior de SP
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011A safra que começou o mês passado vai até março porque o clima interferiu no início da colheita. “Foi um pouco mais frio que o normal e a safra não cresceu adequadamente. Houve um atraso de 15 dias, mas isso não prejudica a produção”, explica Henrique Conti, da Casa de Agricultura de guia de Valinhos.
O figo é uma cultura centenária em Valinhos, São Paulo, município considerado capital nacional da variedade roxa. Na região existem 400 mil pés plantados e a expectativa é colher 2,5 milhões de caixas.
Os números são praticamente os mesmos da safra passada, só o cenário da exportação é que mudou. Haroldo Lacarini, que tambem é produtor de Valinhos e tem 50 mil pés, exporta 70% da safra para Alemanha, Holanda e Inglaterra, mas a crise econômica trouxe reflexos. “Foi um dos piores anos para exportação, caiu bastante, em torno de 30%”, conta.
A caixa com 24 frutas gira em torno de R$ 6 a R$ 7 para exportação. Com a redução na venda para o exterior, a safra pode ter mais oferta no mercado interno. Bom para o consumidor, mas ruim para quem produz.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Valinhos:
- Peças inscritas para Mapa Cultural Paulista terão apresentações abertas em Valinhos
- Prefeitura de Valinhos abre concurso público para quase 300 vagas em mais de 50 cargos
- Hora do Planeta 2013 em Valinhos
- Com aposta na qualidade, produção de vinho sobe em Valinhos e Vinhedo
- Senai Valinhos tem vagas abertas para cursos profissionalizantes